sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Eclipse de 15/01/2010

Trajetória

O primeiro eclipse solar de 2010 ocorre em Capricórnio, junto ao Nodo Lunar Norte ou Ascendente. Trata-se de um eclipse anular, que atravessará a África Central, o Oceano Índico e leste da Ásia, sendo visível numa largura de 300 km a partir de sua trajetória. Será visível como um eclipse parcial no leste da Europa, boa parte da África, Ásia e Indonésia.

Um eclipse anular é aquele em que o disco da Lua não cobre inteiramente o disco do Sol a ponto deste último formar um anel em torno da Lua. Isto ocorre porque a Lua se encontra em seu máximo afastamento e o Sol, em sua máxima aproximação, em relação à Terra.

A trajetória do eclipse inicia-se ás 05:14 UT na porção ocidental da República Centro Africana. A sombra do eclipse se move rapidamente através de Uganda, Quênia e do sul da Somália. Nas duas horas seguintes, a sombra deslocar-se-á sobre o oceano, onde ocorrerá o máximo ocultamento, às 07:06:33 UT, com o Sol a uma altura de 66º. O ocultamento máximo terá duração de 11’ 08”, circunstância que, para um eclipse anular, irá se repetir apenas em 23/12/3014.

A cidade de Male, nas Ilhas Maldivas, será a única cidade com um aeroporto internacional que estará sob a sombra deste eclipse.

A trajetória da sombra do eclipse cobrirá aproximadamente 12.900 km em pouco menos de 04 horas. Veja o mapa do eclipse.

Série de Saros

Trata-se do 23º eclipse da série 141 de Saros, que se iniciou em 19/05/1613. O primeiro eclipse anular ocorreu em 04/08/1739, aumentando a sua duração, sendo o maior em 14/12/1955, com cerca de 12 minutos de duração. O último eclipse anular desta série ocorrerá em 14/10/2460; e o último eclipse de toda a série se dará em 13/06/2857.

Observa-se que a área de sombra dos eclipses anulares desta série, em sua maior parte, cobrem a África Central, Índia e o sul da Ásia. Apenas alguns poucos têm seu epicentro sobre a Europa ou EUA. Tendo em vista os ensinamentos de Claudius Ptolomeu e Guido Bonatti, a duração média dos efeitos destes eclipses é de cerca de 03 anos.

Sobre o eclipse de 14/12/1955

Epicentro ao sul da Índia.

O ano de 1956 assistiu a independência do Marrocos e da Tunísia, bem como, a crise do Canal do Suez; ainda, o Paquistão tornou-se uma nação islâmica. Em 1957, inicia-se o acordo militar entre EUA e a Arábia Saudita e nasce Osama Bin Laden. Em 1958, Chade, Gabão, Congo e República Centro Africana tornam-se independentes.

Sobre o eclipse de 24/12/1973

Epicentro sobre as Guianas.

Em 1974, explode uma rebelião militar na Etiópia; desastre do avião da Turkish Airlines; Revolução dos Cravos, em Portugal; renúncia de Nixon em razão do escândalo Watergate; independência das colônias de Portugal (Goa, Damão e DIU). Em 1975, fim da Guerra do Vietnã; independência de Moçambique, Cabo Verde, Comores, São Tome e Príncipe, Papua e Nova Guiné, Suriname e Timor Leste. Este último foi invadido pela Indonésia. Em 1976, Idi Amin é nomeado presidente vitalício de Uganda.

Sobre o eclipse de 04/01/1992

Epicentro sobre as Oceano Pacífico.

Em 1992, independência de Bósnia e Herzegovínia e guerra civil; massacre do Carandiru; em 1993, desmembramento e independência da República Checa e da Eslováquia; guerra em Angola; guerra civil no Zaire; em 1994, acordos entre sérvios e croatas para por fim aos conflitos; Israel aceita mediação no conflito sobre Hebron; assassinato dos presidentes de Ruanda e Burundi; Nelson Mandela assume a presidência da África do Sul.

Sobre o eclipse de 15/01/2010

Epicentro sobre o Oceano Índico, próximo às Ilhas Maldivas.

Eventos esperados para 2010: Copa do Mundo, na África do Sul; eleições presidenciais, no Brasil; em 2011, Jogos Panamericanos, no México; em 2012, eleições presidenciais nos EUA, expira o Protocolo de Kyoto.

Ações prováveis: como este eclipse ocorre no signo de Capricórnio, a expectativa é de aumento da fome e da pobreza na região de visibilidade do eclipse, especialmente na África Central. Vênus e Saturno encontram-se em mútua recepção, sendo que o primeiro forma conjunção com o eclipse. Esta situação tende a tornar as mulheres mais vulneráveis às ações decorrentes do eclipse. Os conflitos étnicos e genocídios devem continuar ocorrendo, especialmente entre setembro e outubro de 2011.

O Sol estará se pondo quando o eclipse for visível no Himalaia e sul da Ásia e, para esta região, podem ocorrer enchentes, deslizamentos de geleiras, perda da produção agrícola.

Os eclipse anteriores trazem ênfase nas independências das antigas colônias, muitas vezes, tendo o islamismo como pano de fundo. Os conflitos no Afeganistão devem continuar ainda por longo tempo. Na China, também existirão confrontos em algumas províncias, por motivos religiosos.

Quanto ao Protocolo de Kyoto, algo que o substitua a contento surgirá apenas ao final de 2012.

Conclusão

É bastante provável que, nesses próximos três anos, nos deparemos ainda com aumento da violência urbana bem como, fusões e aquisições de grandes grupos comerciais. Isso representa uma maior concentração de empresas e filiadas nas mãos de poucos grupos corporativos. Este eclipse traz um certo nivelamento da economia em patamares modestos; portanto, que não se espere grandes aumentos de demanda na indústria e nem crescimento, no comércio.

Em conflitos com o mundo muçulmano, pelos próximos três anos, não haverá uma oportunidade imediata de restabelecer a paz e oferecer um canal de entendimento. Ao contrário, a expectativa é de tensão em toda a África Central e no Oriente Médio.

No âmbito individual, exercerá algum efeito para aqueles que tiverem Sol, Lua ou Ângulos no último decanato dos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), trazendo mudanças e transformações significativas por meio de novos encargos e responsabilidades, assumidas sem o conhecimento prévio de seu alcance.

Em função dos aspectos que forma, entretanto, não é um eclipse que tenha configurações suficientes para gerar eventos destrutivos, sendo considerado de pouca atividade.

Leituras recomendadas:

BONATTI, Guido. Liber Astronmiae. Apostila

PTOLOMEU, Claudius. Tetrabiblos. Saldasuud.

TEAL, Celeste. Eclipses, Predicting World Events & Personal Transformation. Woodbury: 2006, Llevellyn.