sexta-feira, 21 de março de 2008

Cálculo da data da Páscoa litúrgica

A Páscoa não é comemorada apenas no meio cristão. Encontramos-na primeiramente entre os judeus, que relembram a saída dos israelitas do Egito e sua viagem milagrosa através do Mar Vermelho. Essa viagem, descrita no Êxodo, teve em Moisés seu chefe e guia. A celebração consta de uma refeição cerimonial, conhecida como o seder, durante a qual se relata a narrativa do Êxodo e são feitas orações de ação de graças a Deus incluídas no Haggadah.

A Páscoa cristã, celebra a ressurreição de Jesus Cristo sendo comemorada num domingo, entre 22 de março e 25 de abril. As datas de outras celebrações eclesiásticas que abarcam o período entre o domingo da Septuagésima (nono domingo antes da Páscoa Cristã) e o primeiro domingo do Advento (primeiro dos quatro domingos que antecedem o Natal) são fixadas em relação à data da Páscoa Cristã.

Ambas as festas são móveis e comemoradas em datas diferentes, mas fixadas de tal modo a ocorrerem sempre próximas ao equinócio da primavera (no hemisfério norte). Talvez o termo Páscoa seja oriundo de pascem, em latim, significando fazer as pazes, estabelecer uma aliança. Como sabemos, tanto Moisés como Jesus Cristo restabeleceram uma aliança com o Pai Celestial ou Criador. Para quem deseja se reportar a rituais mais antigos, a Páscoa representa a ressurreição do deus solar Osíris e encontra paralelos em outras culturas do mundo, sendo comemoradas sempre na mesma época do ano.

O Concílio de Nicea, em 325 DC, fixou a data da Páscoa como sendo “o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal, adotado como sendo 21 de março”. A Lua Cheia era definida como sendo aquela que ocorre 13 dias após a Lua Nova anterior. A data da Lua Nova era dada pela tabela elaborada pelo ciclo metônico. Em virtude dessas três condições, a data da Páscoa calculada nem sempre coincide com a data que seria obtida se fossem adotados critérios astronômicos reais.

Apenas por curiosidade, vejamos como é calculada a data da Páscoa, sem empregar as tabelas astronômicas ou eclesiásticas. Essas fórmulas foram elaboradas por Gauss e adaptadas para o período entre 2000 e 2099.

R (x/y) corresponde ao resto inteiro quando dividimos os números “x” por “y”.
Seja “A” o ano da Era Cristã para o qual desejamos determinar a data da Páscoa (P).

a = R (A/19)

b = R (A/4)

c = R (A/7)

d = R ((19.a + 24)/30)

e = R ((2.b + 4.c + 6.d + 6)/7)

então

P = 22 + d + e

Se P for menor que 31, a Páscoa será em março. Se maior que 31, então P’ = d + e – 9, caindo em abril.
Se no entanto P’ for maior que 25, basta subtrair sete dias para chegarmos à data da Páscoa.
Todas as demais festas religiosas do calendário eclesiástico cristão são definidas tomando por base a data da Páscoa. Veja algumas das relações:

Domingo de Carnaval = P - 49

Domingo do Espírito Santo = P + 49

Corpus Christi = P + 60

Nos primeiros tempos do cristianismo, os recém-batizados usavam roupas brancas durante a oitava de Páscoa, cor litúrgica pascal pois significa luz, pureza e alegria.