terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Apocalipse a partir do Calendário Maia???

Nesta semana, a Veja publicou um artigo relacionando o Calendário Maia ao Apocalipse.
Com toda certeza, o editor estava sem pauta, não sabia o que inserir e incumbiu um jornalista de escrever esta absurda matéria.


Vamos aos fatos:
1. Calendário é uma forma de contar o tempo. Os maias desenvolveram um método elaborado e complexo, por sinal, bastante preciso, para contar os anos em ciclos mais longos e assim registrar a sua história.
2. Profecias maias são uma invenção moderna a respeito do supra referido calendário. Não me parece que, em nenhum momento eles tenham se preocupado em prever o futuro.
3. Um calendário é sempre cíclico, circular. Isso quer dizer que o fato da contagem do calendário maia se encerrar em 2012 não significa o final dos tempos, mas apenas o final de um ciclo, que igualmente corresponde ao início de outro.


E ainda assim, aqueles que apregoam as profecias relativas ao calendário maia não incluem o apocalipse em suas previsões. Nisso se inclue o Argüelles.
A maior parte das "profecias" dos arautos contemporâneos aponta realmente para uma mudança de fase e não para uma catástrofe.

Ou seja, os editores da revista Veja devem informar-se melhor antes de publicarem suas bobagens.